Agora que já sabemos como funciona o turbo , vou explicar o supercharger, esse mesmo do Fiesta do seu vizinho ou o do carro do Mad Max.
Começando pelo básico, o supercharger, ou compressor, tem a mesma função do Turbo: empurrar mais ar para os cilindros, mas ele executa essa tarefa de maneira diferente, sendo o ponto chave, como ele é acionado.
Diferente do turbo que reaproveita os gases do escapamento, o compressor é ligado diretamente no motor, pela polia do virabrequim, no comando de válvulas, ou em qualquer lugar que o motor possa exercer força.
A explicação do seu funcionamento tem que ser feita analisando primeiramente o tipo de compressor.
A grande sacada na escolha do modelo é a eficiência térmica, a capacidade que ele tem de comprimir o ar sem gerar calor, porque ar quente não é legal para a mistura ar/combustível. Como no turbo, também é possível usar um intercooler.
Deve-se ter em consideração a cilindrada do motor e uso do carro.
Vamos aos tipos, começando com:
Compressor centrífugo
Este modelo se assemelha a um turbo, mas com um lado só. O que seria o lado quente (ver post do turbo) é ligado ao motor e faz girar o lado “frio” a velocidades em trono de 50.000 RPM (contra 250.000 RPM do turbo).
Tem boa eficiência térmica e precisa de baixo torque para funcionar. Costuma ser largamente utilizado, pois é leve e simples.
Além disso, pode ser montado em conjunto com um turbo.
Compressor Lysholm
Também chamado “de parafuso” ou “twin-screw” (do inglês: duplo parafuso), este compressor é bem comum e equipa, por exemplo, o Fiesta do vizinho.
Ele funciona com dois parafusos paralelos que sugam o ar e o comprimem para depois enviá-lo para o motor.
É o mais eficiente de todos, mas é caro, porque precisa ser feito com grande precisão para funcionar direito.
É um modelo bem comum, bastante usado em muscle cars, como o Mustang e o Camaro.
Foi inventado por Alf Lysholm em 1935.
Blower

O "scoop" (3 círculos vermelhos) é a principal marca do blower. Este está montado no triciclo de 1.000 cv de Tim Cotterill
Apesar de ser o menos eficiente, este é o compressor “bestafera”. Todo muscle car mal encarado e bruto precisa de um desses!
Imortalizado na infância de muitos, a minha, por exemplo, por causa do Pursuit Special, último dos Interceptors V8, a lenda, também conhecida como “carro do Mad Max”.
Passada minha empolgação, o blower, também conhecido como Roots, é o modelo mais antigo de todos. Foi inventado em 1860 pelos irmãos Philander e Francis Marion Roots para seus fornos industriais, from hell!
Ele funciona soprando ar para o motor (daí vem o termo blower, do inglês soprador), por meio de dois rotores. Interessante notar que, apesar de ser considerado um compressor, ele não comprime o ar, mas simplesmente o sopra. Falando de forma mais genérica, é um super-ventilador.
Este modelo funciona bem em carros de alta cilindrada, pois é capaz de deslocar grandes quantidades de ar.
Um bom exemplo do uso, além do carro do Mad Max, é nos dragsters Top Fuel, que usam imensos blowers. Para se ter noção da bestialidade da máquina, estima-se que são precisos 900 cavalos (não estou bêbado, é isso mesmo) para fazer o supercharger alcançar sua eficiência máxima.
E que vantagem eu levo?
Diferente do turbo que precisa “carregar”, o que gera o lag, o supercharger, ligado diretamente no motor, já começa a funcionar praticamente no primeiro toque no acelerador. Isso traz benefícios, fazendo com que um carro sobre-alimentado funcione de maneira similar a um aspirado, mas com eficiência e potência aumentadas.
Outra vantagem sobre o turbo é a simplicidade na instalação e ainda não é necessário mexer no sistema de escape, já que o compressor gira com a potência do motor, mas aí está, também, sua principal desvantagem…
Nem tudo é perfeito
Como falei antes, o supercharger “rouba” um pouco de potência do motor para funcionar e isso traz outra consequência.
Mais uma vez comparando com o turbo, o compressor depende da força do motor para criar força para o motor. Meio maluco não? O que isso quer dizer é que ele só irá funcionar no seu máximo mais tarde, em altas rotações, enquanto o turbo demora a carregar, mas despeja toda a potência em uma patada só e continua lá desde que a rotação não fique abaixo do seu lag.
Uma solução interessante para unir o melhor dos dois mundos foi dada pela Lancia em 1986 no seu maravilhoso Delta S4 do Grupo B de rali (saudoso Grupo B!). Simplesmente colocaram um compressor para agir nas baixas rotações e um turbo para as altas. No carro há uma válvula que desvia o ar de um sistema para o outro. Não pergunte porque não usaram um turbo variável.
Se ainda restam dúvidas, coloco um vídeo bem bacana da Eldelbrock explicando o seu supercharger E-Force (twin-screw). O filme também traz várias explicações técnicas:
Curiosidades
Voltando ao rei da Wasteland, Mad Max, lembram da cena do filme em que ele liga o supercharger? Isso acontece só no cinema. Não dá para ligar e desligar o sistema, quer dizer, dar, dá, mas isso necessitaria de uma parafernália estúpida sem nenhum benefício prático, já que é possível usar uma simples válvula para desviar o ar e baixar o consumo de combustível.
Mas é legal pra caramba!
Para finalizar deixo um vídeo com uma seleção de cenas do lendário filme que ajudou este que vos escreve a adorar mais ainda os carros.
Aeeeee!!!!! Gasolina queimando caralho!!!
excelente explicação!parabéns simples e conciso. cumps e obrigado
Muito obrigado André!
Valeu cara….. ainda te mostro o meu carro… e obviamente o BLOWER também.
Obrigado!
Opa! Assim seu carro vira post aqui no GHB!
Cadê o monstro?
tu fud$&$ meu sonho do filme Mad Max eheheh, queria um compressor pra altas rotações q fosse ligado apenas quando necessário, igual ao dito, por botão kkk, agora já eras 🙁 Iria ajudar o AP 1.6, mas sem precisar turbinar o q acho muita mão. Pensei em custo/beneficio.
HAHAHA, nada Juliano o Pursuit Special continua o rei!
Na verdade a graça do supercharger está em funcionar em baixas rotações, já que temos o lag do turbo (http://gearheadbanger.wordpress.com/2012/02/17/como-funciona-o-turbo/).
Não seria muito eficiente um blower funcionar apenas em altas RPM.
Tem o sistema muito bacana da Eldelbrock que tem uma válvula para salvar combustível, dá uma olhada no vídeo.
Obrigado por comentar!
Muito legal sua explicacao tirou varias duvidas mas me estigou ainda mais vc sabe onde posso adiquirir um destes tenho um corsa 1.6
Primeiro tem que avaliar se quer mesmo um Supercharger ou um Turbo, cuja explicação coloquei aqui: http://gearheadbanger.wordpress.com/2012/02/17/co…
A diferença entre os dois é a entrega de potência. O turbo tem o lag e o supercharger rouba uns cavalos do motor (leia as explicações dos 2 posts para saber mais).
Nenhum dos dois é fácil de instalar. Recomendo que procure uma empresa especializada, pelo google mesmo. Depois procure por informações desta empresa, fale com clientes de lá etc. Outro lugar bom para tirar dúvidas são os fóruns dos clubes de corsa.
Não faça nada com pressa ou sem pesquisar.
Não esqueça da segurança! Freios, pneus, suspensão e carroceria de um Corsa 1.6 foram feitas para aguentar de 92 a 109 cv (dependendo do modelo que você tem). Preparar um motor, muda todo o comportamento do carro. Não adianta ter 300cv se você não consegue parar ou fazer curvas.
tenhio o gol g5 1.0 e quero coloca um supercharge nele como faço esso?
Opa! Então, não é muito simples instalar um supercharger, pelo menos de forma adequada.
Primeiro, pense se vale a pena investir em um carro 1.0, ou trocar por um de cilindrada maior.
Segundo, qual será o uso do carro? Dia-dia, track day, arrancada, corridas, etc. A partir daí saberá o nível e tipo desejado de preparação.
Terceiro, procure pela internet um bom preparador, que tenha boas referências. Vai ter que pesquisar um pouco, fóruns podem ser um bom começo. Mas se tudo der certo, vou dar duas dicas nos próximos posts!
Quarto, pense também em um turbo, que você vê como funciona aqui: http://gearheadbanger.com/2012/02/17/como-funcion…
Obrigado por comentar!
Olá , soou seu fã, gostaria de saber se é mais viável colocar o blower ou aspirar o v8 302 ( no meu caso) transformando em v8 347, sendo que o gasto vai ser o mesmo.
Olá Julio!
Desculpe a demora para responder. Muito obrigado!
É bem viável colocar um blower em um V8 (veja nos próximos posts, achei um insano aqui no Brasil). e melhorar a aspiração natural também.
Vai depender mais do seu gosto e do uso que irá fazer do carro.
O blower faz, sem muito esforço, a potência do V8 dobrar. É bem agressivo, vai comer seus pneus e beber muito. É relativamente simples instalar um, mas se lembre que precisará mudar mais coisas. Para ter uma ideia de como um carro preparado precisa ser modificado, dá uma olhada no post deste Gol: http://gearheadbanger.com/2013/04/24/gol-ap-turbo….
A aspiração, dependendo do nível que você faça, pode deixar o carro mais manso, mais fácil de usar no dia-dia.
Só um favor, quando fizer isso, me chame para eu tirar umas fotos e fazer um post desse seu Ford que vai ficar pura maldade! É um Maverick?
Abs!
Sim, Maveco ! e a ideia esta bem legal, de começo fazer ele meio rua – meio pista, como assim ? com a gaiola, pneus mais avantajados e lindas rodas Weld Racing, bancos concha e Cambio Sequencial (os mesmos usados na Cat. Stock Car ), para dar aquela alegria em cima de alguns AP e 6cc por ae, e a receita do bolo, ainda fazer analizar, se vai um supercharger ou aspiradinho 347″ cc,
Grande abraço !
O V8 302 me deu a dica.
O plano vai indo bem! Tem esse supercharger da Eldelbrock do vídeo acima, parece bem interessante. Eu já vi a venda no Brasil.
Os aspirados também ficam legais, mas para chegar na potência de um supercharger, creio que ficam meio embolados para uso de rua.
Cara, mas se eu quisesse um persuit special, mesmo necessitando uma ultra parafernália, do q eu precisaria pra poder ligar e desligar o blower?? Cara, mad max e o meu filme favorito e eu tenho q ter um carro desse, nem q eu tenha q morar dentro dele.
Opa!
Então, os blowers liga/desliga do cinema são falsos, como o do Mad Max e do Charge no Velozes e Furiosos. Eles são "ocos" e movidos por motores elétricos, o que não dá mais potência ao motor, só servem para o espetáculo.
Existem sistemas que usam válvulas para desviar o ar do blower, como no vídeo do post. Esses sistemas são realmente funcionais.
Ainda, pode ser criado um esquema nas polias que funcionaria mais ou menos como uma embreagem, se não me engano havia um desses em um modelo da Studebaker.
Creio que nenhum dos dois irá dar o efeito desejado, e realmente não faz sentido ligar e desligar os rotores como no filme. Se quiser um efeito parecido, talvez um nitro possa ser a solução.
ABS!
Obrigado pela ajuda!! Mas como vc conhece o filme, da nada naum, so efeito estético de ligar e desligar ja ta ótimo, hehehe. Vo garantir a potência usando um v8 de bloco grande bem modificado, mas ainda sim, vou honrar a memória do persuit special, sabe como e fã bitolado, né?? Hehehe!! Valeu cara!! Abraço!!
De nada! Depois me chama para ver o resultado!
E dá uma olhada nesse aqui: http://gearheadbanger.com/2013/07/01/o-pursuit-sp…
Qual oleo é usado no supercharge ?
Vai depender de qual é o supercharger. Normalmente é um óleo com viscosidade mais baixa (mais fino), que aguenta altas pressões e tem aditivos para não corroer as peças.
eduardo pittondo eu quero colocar supercharger num ap 2.0 q montei num voyage 83 qual o mais indicado?
Olá Eduardo!
Fica meio difícil dizer sem ter mais informações. O que deseja fazer com o carro? Corridas, arrancadas, andar na rua?
Desculpe a demora para responder!
aff que bosta nada ver pra opala motor cil nao combina só pra motores v8
Olá Victor, dá para colocar supercharger no Opala sim!
Você pode colocar em praticamente qualquer motor. Se der uma olhada no post do Civic Nation (http://gearheadbanger.com/2013/08/12/vtecs-por-todos-os-lados/), lá tem um Civic com supercharger da Jackson Racing específico para o VTEC 4 cilindros da Honda.
Outro exemplo é o Fiesta, que vinha com supercharger de fábrica no 4 cilindros. O Mini Cooper também é 4 cilindros com compressor.
ABS!
só combina pra motores v8 motor de dentista nada ve fico mto esquicido
Muito bacana, motores melhorados são sempre melhores… kkkkkkkk
Parabéns tópico muito completo,consegui esclarecer todas as minhas duvida,muito obrigado,mais um fã do site.
Obrigado Gabriel!
Qualquer coisa é só deixar um comentário!
Excelente post mas fiquei com uma duvida. Vi que o turbo e o supercharge comprimem o ar dentro dos cilindros e que o blower não. O que é na verdade comprimir o ar nos cilindros, se eles "empurram" o ar da mesma forma para dentro deles?
Olá Rija, obrigado por comentar.
Esclarecendo sua dúvida: Na verdade o ar não é comprimido dentro dos cilindros pelos superchargers/blowers.
No caso dos compressores Lysholm, as formas helicoidais dos parafusos que ficam dentro dele (ver figura acima com os parafusos em azul e vermelho) conseguem puxar o ar do ambiente, comprimi-lo dentro de sua caixa e só depois disso enviar o ar para os cilindros (ou um Intercooler como no caso do vídeo do post).
O Blower não tem essa capacidade de compressão, o ar simplesmente passa pelos rotores, que aceleram sua velocidade natural.
Para exemplificar, você pode fazer uma experiência. Pegue uma seringa (sem agulha). Tire totalmente o êmbolo. Coloque o dedo na saída (onde ficaria a agulha) fechando o buraco, coloque o êmbolo de volta e aperte o máximo que conseguir e daí tire o dedo da saída permitindo que o escape, comprimido. Isso seria um compressor tipo Lysholm.
Para simular um blower, simplesmente coloque o êmbolo na seringa sem tapar a saída e empurre. O ar sai da mesma forma, mas não comprimido, entendeu?
Se ainda restarem dúvidas, me responda que tento explicar mais.
Obrigado!
ABS!
Depois desta fantástica explicação, não me restou mais nenhuma dúvida. Parabéns pelo blog. []s
Obrigado!
boa abordagem simples e objetiva
Obrigado Sérgio!
Continue comentando!
o meu supercharge estragou e não tenho dinheiro pra comprar outro quero saber se tem como isolar ele pra fica um motor normal
Olá!
É possível retirar o supercharger, porém não é simples e vai precisar de algumas modificações. Além disso o carro vai perder bastante potência.
Sugiro que fale com um mecânico de confiança e faça algumas pesquisas. Será necessário trocar correias e bicos injetores, pelo menos.
Talvez valha mais a pena consertar mesmo.
Se ainda tiver dúvidas, pode mandar outro comentário.
Abs!
Tenho um Chevette turbo, mas ele esta consumindo muito combustível, com supercharger e muda muito? Não LIGO pelo consumo, LIGO por gastar muito e não entregar a real
potência. ele ta com 1 kg , bem pro dia a dia.
Olá Gilberto!
A preparação depende de muitas coisas. É provável que o comportamento do seu carro mude mais do que consumo ou potência.
Dependendo do que você possui no seu carro, pode ser apenas uma questão de ajustar.
Se for de SP-SP ou região me avisa que posso indicar um bom preparador para você levar o carro.
Obrigado por comentar!
bom dia
tenho um super sarche posso colocar o óleo sintético o mesmo q vai no motor nele?
pois não encontro óleo para o supersarch nen na autorizada .
Olá Wedson!
Vamos por partes, qual é o seu carro? Um Fiesta Supercharger? Se for outro, por favor, me fale as especificações.
ABS!
Boa noite tenho um chevette 1.6 89 queria dar um hup no motor será que um supercharger resolveria ele tá original e se puder o que mais teria que mexerox.
Olá Fábio!
O carro vai ganhar potência sim, só que precisa lembrar que é um motor antigo. Para ele render 100% você precisa modificar mais peças originais, além da instalação do supercharger.
Um projeto de preparação sempre vai incluir mais alterações do que uma simples peça.
ABS!
Gostei muito da explicação. Eu tinha muita dúvida
Obrigado! Se ficou alguma dúvida, é só perguntar!
Tenho supercharger m112 original do jaguar é possível coloca lo em um motor ranger v6 4.0, de 1996? Tenho dúvidas quanto ao coletor, onde posso compra lo.
Você tem um supercharger bem interessante aí. Creio que seja possível instalar sim. Não parece difícil, mas também não parece fácil, principalmente no Brasil. Lá fora o pessoal faz bastante, tem até kits prontos. Dei uma pesquisada rápida e encontrei este forum que pode ajudar: http://www.ford-trucks.com/forums/1294268-ranger-…
Qualquer coisa, pode fazer outra pergunta. Se conseguir me conte como ficou!
ABS!
bom dia
sou Decio gostaria de saber qual seria o modelo ideal de um supercharger para ser instalado em um motor de uma brasilia?
onde consigo informação e oficina que instala?
Olá Decio!
Sinceramente eu nunca vi uma Brasília com compressor. Não sei muito bem por onde começar.
Existem inúmeras formas de se preparar esse motor, como vemos nos Fuscas. Talvez uma preparadora especializada em Fusca possa ser um ponto de partida.
Você é de São Paulo??
ABS!
tudo bem sou de florianópolis e gostaria de fazer uma pergunta carro Fiesta zetec rocam 1.0 2012 75cv
carro pra uso do dia-a-dia só usado na faixa de 10 km por dia as vezes nem isso estava pensando em adaptar o compressor super-charger do modelo antigo só para ganhar um pouco mais de torque e também botar freio a disco nas 4 sem abs e remapear a Central de injeção para tirar o limitador que nao me deixa passar de 150km por favor mostre-me seus contras gosto muito do carro mais a unica coisa que falta é potencia bem confortavel mecanica pouco cara e nao incomoda detalhe manjo um pouco de mecânica por isso fiz as revisoes em casa carro com 32.500 rodados
Olá Ian!
A instalação do supercharger não é das mais simples e requer a troca de alguns componentes, como os bicos injetores, que são do Fiesta 1.6, além de ter que reprogramar a injeção para o novo ajuste.
Não é simples, mas também não é "ciência de foguete".
ABS!
muito bom este teu vidio,mas me fala se vc consegue me ajudar a escolher o meu supercharger
bom dia
tenho um chevette com motor ap 1.8 forjado para manobras
onde encontro pra compar um chager..
Ronaldo Gomes
Tenho um Cerato 2012 motor aspirado se colocar o supercharger ele vai aumentar a potência e o consumo dele como fica? E além disso qual o más fácil de achar e tranqüilo pra instalar, por que moro em Salvador BA e não vejo nenhuma oficina especialista.
Gostaria de saber de voces se conhecer uma oficina de preparacao de carro no bairro do butanta aqui em Sao Paulo , fico aguardando sua resposta ok.
Boa noite
Muito show a explicação sobre a diferença dos chargers parabéns
Mais minha dúvida é a seguinte kk
Em um opala 6 cilindros qual o melhor charger a se usar, eu sei que entre os lysholm ( que é o que eu tenho vontade de instalar) tem uma enorme variação de chargers para motores pequenos como o fiesta que usa o M24 e para motores enormes que usam o M122 para os monstros V8 kk.
Dentre essa enorme gama eu gostaria de saber qual um bom aliado para o opala que talvez acabe sendo 4.4 ao enves de 4.1 rs.
O uso dele seria pra rua mesmo só que tenho a intenção de uma média de uns 600cv sei que é uma potência considerável, mas fazer o que sonho é sonho kk.
Vi em alguns fóruns falarem sobre o M90, ele ficaria legal para o que eu quero extrair do motor, claro que não vou só instalar o charger irei preparar o motor pra aguentar a potência vou melhorar o fluxo de gases e aumentar quantidade de combustível a ser injetada, ou seja, vou preparar ele inteiro, fora suspensão, freios e todo o resto.
Vish falei muito kk
Mas minha dúvida é essa, qual modelo de supercharger usar para o que eu quero??
Boa tarde
Gostaria de saber um pouco mais sobre a variação da performasse do supercharger; torque ou velocidade.
Obrigado
Olá,talvez eu não tenha percebido , a minha dúvida é se o scoop aumentar o consumo de combustível, e dá pra instalar somente o scoop no opala 4 CC ?
top
to com um fiesta estorou o rolamento da ponta do turbo encontro so a polia e o rolamento?
Não é raro observar que quando uma turbina está desgastada, ela enche de óleo e cria uma série de inconvenientes para o motor, tais como: perda de potência, carbonização, consumo elevado de óleo, aumento do fluxo de ar pelo sistema de recuperação de gases (suspiro), além de outros. Eu não sei como funciona o sistema de lubrificação de um supercharger desses de duplo parafuso; se o óleo do motor passa pelo supercharger ou se este possui uma lubrificação independente! É possível um supercharger desgastado interferir no sistema de recuperação de gases e provocar os mesmos inconvenientes de uma turbina desgastada?