Nova temporada da Fórmula 1, novas regras, como sempre. Novo escapamento, um monte de restrições eletrônicas, etc… Mas onde a coisa pegou mesmo foi no bico do carro.
Então vem a pergunta, por que desse degrau?
Desde a revolução causada pela Benetton no começo da década de 90 com o seu “bico de tubarão”, as equipes vêm empinando cada vez mais a ponta do nariz dos carros. Para que? Para que mais ar vá para baixo do carro e pelas laterais, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, o tempo de volta.
O problema é que os bicos começaram a ficar tão altos (até 62,5 cm do chão ao topo) que passaram da altura da área de proteção da cabeça do piloto (55 cm). Isso poderia fazer com que, em um acidente, partes do bico acertassem a cabeça do piloto. Logo, a FIA mandou as equipes baixarem os narizes para 55 cm, mas, aí está o ponto crítico, permitiu que a área logo atrás da ponta do bico, onde estão as barras de suspensão mais avançadas, ficasse com os 62,5 cm da regra antiga o que criou o famoso degrau de 7,5 cm que deixou a fuça dos carros tão bela quanto a face de um ornitorrinco.
A Mclaren baixou toda a seção dianteira do carro, continuando com a elegância aerodinâmica, mas as outras fizeram o degrau, que em certas cores ficou ainda mais evidente, como no “vermelho Ferrari”, ou no preto e branco “vai Curintia” da Sauber.
A Red Bull de Adrain Newey (Gênio!) colocou uma entrada de ar que me deixa um tanto curioso quanto a sua serventia. Algumas equipes como a Force India e a Caterham deram uma “disfarçada” abrindo a parte central do degrau, mas no geral, a coisa ficou feia.
Para saber mais, visite o fantástico blog do jornalista/ilustrador Craig Scarborough, que explica nos mínimos detalhes os carros de F1: http://scarbsf1.wordpress.com/
Fonte da foto: http://singleseater2012.ferrari.com/english/web/#/pictures/1/still-gallery
Ilustrações cedidas com permissão por Craig Scarborough.
Thanks to: Craig Scarborough for the illustrations.
[Correção feita sobre o carro da Mercedes]
Pingback: F1 2012: Começa a briga! | GearHeadBanger
Pingback: Fim de Semana Cheio de Velocidade | GearHeadBanger