Muitos acham que Chris Bangle destruiu o design da BMW. Eu acho que ele é um gênio.
Dos seus trabalhos com os carros da Baviera, o mais surpreendente, para mim, é o GINA (Geometry and functions In ‘N’ Adaptation – Geometria e funções em “N” adaptações).
Sempre imaginei que seria bacana fazer um carro cuja carroceria fosse algo parecido com a pele humana. Bangle realizou meu sonho. O carro é todo coberto por um tecido resistente, flexível e a prova d’água, feito de elastano coberto de poliuretano.
Como no seu nome, o carro pode mudar em várias formas para se adaptar ao seu uso. Apenas quatro painéis – capô, laterais e porta malas – recheados de fios de alumínio que podem mudar a forma do carro quando acionados por um sistema eletro hidráulico. Onde é necessária uma “dobra”, foram usadas estruturas flexíveis de carbono, como na porta.
Com isso, o carro pode mudar sua aerodinâmica, transformando a forma do capô ou levantando um spoiler na traseira. O V8 instalado na dianteira pode ser acessado por um movimento que abre, literalmente, o capô ao meio. As portas se abrem a meia altura, nem para cima, nem para o lado, enrugando a cobertura de tecido e marcando a estrutura de segurança do carro.
Mas o mais legal são os faróis. Os traseiros ficam escondidos por baixo do tecido, que é translucido, e só se revelam quando são ligados. Já os dianteiros fazem o carro parecer ter vida própria se abrindo como olhos humanos e até piscando para você.
O interior do veículo também foi revestido com o mesmo tecido. Quando o motorista entra no carro, o volante se aproxima junto com o painel, e os encostos de cabeça surgem na parte de cima dos bancos.
O carro foi feito com base no chassi do Z8 e tem um motor V8 4.4 l
Como disse o autor da obra: “challenge existing principles and conventional processes” (desafia os princípios existentes e os processos convencionais) – um verdadeiro carro conceito. Além das fronteiras do imaginável.
Danke Meister!
Fontes das fotos:
Duca!!!
Será que ele anda muito?? é de Pano com um V8!! mas também, bateu morreu!!
Bom, acho que ninguém acelerou muito com o carro, porque como todo conceito, deve ter custado mais do que todos os seus órgãos internos vendidos no mercado negro chinês ou russo.
Referente à segurança, ele tem todas as barras de proteção/deformação. Uma pode ser vista fácil quando a porta se abre. Repare numa travessa que faz um vinco no tecido.