Velocult – Glória ao automobilismo

Velocult 2014 015

Ainda dá tempo de ver  em São Paulo a quinta edição do Velocult, exposição em homenagem ao automobilismo brasileiro no Conjunto Nacional.

E nós, estivemos lá.


Como nos anos anteriores, o evento organizado pelo Paulo Soláriz é muito legal. Impecável.

Neste ano, carros do museu Jorm estavam presentes, entre eles, um Bianco S amarelo – Eu cresci num desses. Inveje-me.

Na última segunda-feira aconteceu um coquetel e uma homenagem aos grandes nomes do nosso automobilismo, em especial, Marinho e os irmãos Fittipaldi.

No saguão do Conjunto Nacional ainda está exposto um Copersucar FD01, o DKW #10 do Marinho e a Berlineta Willys Interlagos #22, do Bird Clemente. Coisas lindas.

Na sala de teatro aconteceram as homenagens. Antes, um breve discurso do Alex Dias Ribeiro que ainda presenteou a todos com seus livro “Mais Que Vencedor”.

A trajetória dos irmãos Emerson e Wilsinho, e da Fittipaldi Automotive, foi retratada em telões, com lembranças da época de ouro das corridas no Brasil. Emocionado, Wilsinho discursou. Das mãos de Soláriz, recebeu uma linda escultura do Copersucar prateado.

A Vemag, Willys, Toni Bianco, Anísio Campos… todos foram lembrados. Senna também. Foi bonito.

Bia Figueiredo também foi agraciada com uma escultura pelo seus vinte anos de carreira.

Antes disso rolou o Hall da fama do automobilismo brasileiro: Wilsinho, Emerson, Marinho, Bird Clemente, Chico Serra, Paulo Gomes e Ingo Hoffmann imortalizaram suas assinaturas nos moldes de suas mãos.

Velocult 2014 020

A parte mais emocionante do evento ficou por conta de Mario Cesar de Camargo Filho – O Marinho.

Com direito a uma homenagem da prefeitura de Piracicaba, e um emocionado discurso, O Rei da Rua foi aplaudido de pé. Por todos.

Paulo Gomes, diretor da CBA, anunciou a criação da “Old Stock”, categoria que vai colocar na pista Opalas fabricados entre 75 e 79. Muito legal, se sair do papel, claro. Doze carros já estão praticamente prontos. Ainda não há um calendário oficial, mas certamente Interlagos, Cascavel e Tarumã devem estar presentes.

Os carros ficam expostos no Conjunto Nacional até o dia 29 de Março. Não perca!

Fotos:
Ricardo Varoli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *