VTEC’s por todos os lados

000 ABRE1Honda 130804 102

 

Domingo ensolarado, dia de pegar a estrada para ir até o km 72 da Bandeirantes conferir o Civic Nation 4, encontro de carros da Honda.

O estacionamento do shopping Serra Azul estava lotado de nipônicos com “H” no nariz, em sua esmagadora maioria Civics. Havia hatches, sedans, coupés, Si, R, del Sol, enfim, todo tipo imaginável. Além deles, um S2000 de 600cv (na roda) da Alex Preparações roubou a cena.

1Honda S2000 01

Os carros da Rev It Up, incluindo o Chernobyl K26 que estava sendo entregue ao dono, também marcaram presença. O simpático Guilherme conversou conosco e explicou cada parafuso que modificou no carro. Vários pontos são interessantes na preparação dos capixabas, que se especializaram em Civics Si e preparam carros com mais de 300cv que são capazes de andar macio pelas ruas ou berrar e riscar o asfalto em uma pista. Os vídeos da preparadora ficaram famosos por mostrar carros fritando pneus até em terceira marcha nas saídas de curva. Perguntei o porquê de tanta fumaça e o Guilherme me explicou que o carro não é sempre assim, pode-se ligar o controle de tração ou dirigir mais civilizadamente, mas fica muito mais legal fazer um espetáculo nos vídeos. O trabalho dos caras é realmente impecável.

Encontro Honda ago2013 025

Entre os Civics, um coupé preto chamou a atenção por ter um supercharger da Jackson Racing. A receita nipo-americana deu certo. Segundo seu dono, o Almeida, o carro rende fácil 235cv. Este é um kit feito pela preparadora americana, especialmente para os motores VTEC dos japoneses.

Entre rodas Enkei e BBS, um Civic mais ousado estava montado com rodas da Bentley laranjas e um Fit foi baixado até que suas imensas rodas brancas entrarem nos para-lamas.

Encontro Honda ago2013 009

O clima era de bastante camaradagem, mas, infelizmente, houve um acidente na manhã do domingo. Um dos Civics capotou na Bandeirantes quando ia para o evento. Não conseguimos muitas informações, mas o motorista e sua namorada ficaram feridos. Segundo testemunhas, ele não estava correndo, pelo contrário, estava até abaixo da velocidade permitida. O carro ultrapassou um caminhão e logo depois perdeu a traseira e começou a virar. “Parecia cena de filme”, disse a esposa do Almeida, que era o primeiro carro atrás do acidentado. Talvez uma rajada de vento tenha sido a culpada. Ventava muito no domingo.

Desejamos melhoras e que os dois, motorista e namorada, estejam no próximo encontro.

UPDATE!!

Conseguimos mais informações sobre o acidente. Todos estão bem, menos o Civic, que deu perda total.

Falamos com o Rico Moura, o dono do carro. No dia ele seguia para o evento com sua esposa pela rodovia dos Bandeirantes. Ele havia reduzido a velocidade para esperar alguns amigos quando o acidente aconteceu. Apesar de lembrar de pouca coisa ele contou o que aconteceu: “Lembro de ter ficado mais de boa… Depois o carro arrastando em 90 graus na Bandeirantes, entrando no canteiro central e a primeira capotada. Quando acordei estava ajoelhado na porta do motorista, minha esposa pendurada pelo cinto no passageiro. Depois chegou o bombeiro cortou o para-brisa e me tirou primeiro”.

Sobre o que pode ter causado o acidente, ainda fica o mistério. O Civic possuía molas Eibach Pro Kit e os amortecedores originais estavam em bom estado. As rodas, réplica da Advan Racing TCIII 17×7,5, estavam com pneus novos, que ele havia colocado na mesma semana e não rodaram nem 100 km, mas que talvez possam ser os culpados.

Testemunhas viram muita fumaça saindo debaixo do carro e foi constatado que o pneu traseiro direito estava com um enorme rasgo no perfil. Se furou antes ou depois do acidente fica difícil saber. Veja abaixo as fotos cedidas pelo Rico:

Veja a galeria completa do evento:

Fotos:

Ricardo Varoli

 

 

 

2 thoughts on “VTEC’s por todos os lados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *