Brasileiros Além da F1

Farfus DTM finish

Nesse ano ficamos tristes com a notícia de que só um piloto brasileiro irá correr na Fórmula 1, mas deveríamos ficar felizes, pois temos muitos outros em várias categorias fazendo um bom trabalho lá fora, além de Felipe Massa.

Veja alguns bons exemplos:

Antônio Pizzonia (WEC)

Pizzonia (2º da esquerda para direita) comemora no pódio de Silvertone

Pizzonia (2º da esquerda para direita) comemora no pódio de Silvertone

O amazonense apelidado de “Jungle Boy” tem um vasto currículo com passagem na F1 e pela Stock Car. Este ano está correndo no WEC (Campeonato Mundial de Endurance) pela Delta-ADR.

Na 6 Horas de Silverstone conseguiu subir no lugar mais alto do pódio de sua categoria (LMP2), junto com seus parceiros de volante, Tor Graves e James Walker. Na última corrida em Spa, não teve a mesma sorte que di Grassi, e sofreu um acidente forte quando um amortecedor de seu carro falhou no meio da famosa curva Eau Rouge.

Lucas di Grassi (WEC)

di Grassi (2º da direita para esquerda) feliz na Audi

di Grassi (2º da direita para esquerda) feliz na Audi

Lucas está correndo pela toda poderosa Audi, a bordo do R18 e-tron.

Ele conseguiu um bom resultado em 2012 nas 6 Horas de Interlagos fazendo trio com os experientes Tom Kristensen e Allan McNish. Mesmo com pouco tempo para se adaptar ao novo carro, Lucas ajudou o carro #2 a chegar em terceiro lugar.

No último domingo, conseguiu chegar ao pódio da 6 Horas de Spa-Francorchamps, pilotando o R18 #3 junto com Marc Gené e Olivier Jarvis. Ainda conseguiu fazer a melhor volta dos treinos, cravando 1m58s934 no circuito belga.

Bruno Senna (WEC)

Bruno Senna (esquerda) em Spa-Francorchamps

Bruno Senna (esquerda) em Spa-Francorchamps

Depois de muitas críticas após sua passagem pela F1, o sobrinho de Ayrton conseguiu uma vaga no WEC para correr na Aston Martin Racing, ao volante do Vantage GTE.

Bruno conseguiu ganhar na corrida de estreia ao lado de Darren Turner e Stefan Mücke, pegando a primeira colocação da LMGTE.

Na 6 Horas de Spa-Francorchamps, conseguiu a segunda colocação em sua categoria, guiando junto de Frédéric Makowiecki e Rob Bell.

Augusto Farfus (DTM)

Augusto Farfus conquistou a primeira vitória para o Brasil na DTM

Augusto Farfus conquistou a primeira vitória para o Brasil na DTM

O piloto curitibano fez três temporadas pelo WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) entre os anos de 2005-2010. Conseguiu terminar o campeonato duas vezes em terceiro lugar.

Também disputou duas vezes maior corrida do mundo, a 24 Horas de Le Mans, pela BMW, e estreou em 2012 na DTM (a Stock Car da Alemanha, guardadas as devidas proporções). No último domingo conseguiu sua segunda vitória na categoria, levando a bandeira brasileira ao lugar mais alto, com direito a uma emocionante interpretação do hino, que você pode ver aqui:

Tony Kanaan, Helio Castroneves e Bia Figueiredo (Indy)

Bia Figueiredo, Tony Kanaan e Helio Kastroneves

Bia Figueiredo, Tony Kanaan e Helio Kastroneves

Tony já foi campeão da Indy em 2004 e vice em 2005. Ano passado conseguiu um terceiro lugar na tradicional e lendária 500 Milhas de Indianápolis, após uma corrida fantástica.

Na última corrida, fez uma apresentação digna de filme de Hollywood, lutando contra a dor de uma lesão na mão e liderando a prova até parar em cima da linha de chegada por causa de uma pane seca.

Helio, ao lado de Tony, é um dos pilotos mais experientes da categoria, com dois vice campeonatos conquistados (2002 e 2008) e é um dos nove pilotos que conseguiram três vitórias nas 500 Milhas (lembrando que a corrida começou a ser disputada em 1911).

Ele começou o campeonato deste ano muito bem e está em segundo lugar, atrás de Takuma Sato. Estaria em primeiro, não fossem os azares do último fim de semana.

Bia Figueiredo está em sua luta eterna para conseguir correr uma temporada inteira no ano que completa 20 anos de carreira.

O ano não começou muito bom. Ela teve problemas mecânicos em três corridas das quatro que participou, mas estamos na torcida para bons resultados nas 500 Milhas.

Este fim de semana foi espetacular para nossos volantes! Não percam as próximas corridas, incluindo as duas maiores provas da história do automobilismo:
• 19 de maio – Brands Hatch (DTM)
• 26 de maio – 500 Milhas de Indianápolis (Indy)
• 22/23 de junho – 24 Horas de Le Mans (WEC)

Fotos:
BMW/Divulgação
Alexandre Guillaumot / DPPI
Jeff Carter
Divulgação
BMW/Divulgação
Duda Bairros/Fotoarena

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *