Backfire! Soltando fogo pelas “venta”

Backfire, ou afterfire, é um termo usado para descrever as explosões que ocorrem no escapamento de um carro por causa do combustível não queimado por inteiro. É aquele estouro que dava no escapamento do Fusquinha do seu avô que quase matava a vizinha do coração de manhã.

Normalmente, o fenômeno acontece em motores desregulados que injetam mais combustível do que o cilindro pode queimar, e então, quando a válvula de escape se abre, ela lança para o escapamento combustível não queimado. Este combustível causa estouros, e dependendo da situação, uma bola de fogo!

Mas como isso pode acontecer em um moderno carro de corridas ou nos esportivos topo de linha? Simples. Um carro de alta performance tem seu sistema de admissão de combustível aumentado, tornando a mistura mais rica, e consequentemente, tendo que engolir mais ar. Quando se tira o pé do acelerador, o tempo de ignição cai, e com a quantidade estúpida de combustível injetada, parte dele vai para o escapamento criando um belo show pirotécnico como podemos ver nos vídeos abaixo.

Há também algumas pessoas que passam dos limites aceitáveis e criam monstros como este Buick Skylark, o carro foi feito para o filme Bellflower (trailer: http://www.youtube.com/watch?v=j3KX2IPTbjE). No caso, foi colocado um lança chamas para criar o efeito pós apocalíptico.

Fonte da foto: 0-60mag.com

8 thoughts on “Backfire! Soltando fogo pelas “venta”

  1. Giovani, o tot&oacut

    Não manjo nada desse assunto, por isso não sou categoricamente avalizado para opinar.
    Prefiro muito mais quando ocorre o "fogo invisível", como no filme Ricky Bobby. (pra ver o nível de conhecimento que tenho sobre o assunto)

    Quando falar do Opalão 76, Impala 67 e afins, aí ficarei muito grato. ahahahahaha
    Gostei mesmo do texto, meu velho amigo, e seguirei o fielmente

    uma reverência de seu discípulo,

    o Totó

    Reply
  2. Cynthia Mastrodomeni

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! MEU GRITO… rs

    Quando eu uso o termo Backfire, e qdo eu uso afterfire? Nunca tinha lido sobre, mto interessante… vc poderia postar tb algumas pesquisas… sobre seu TCC… ou é segredo de estado?

    Reply
  3. Pingback: A Amoritz GT e o DoniRosset | GearHeadBanger

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *